Aqui você aprende sem sofrer!

sábado, 11 de janeiro de 2014

Curiosidades envolvendo o Rei Luis XIV (França)

with 1 comment
O rei francês Luís XIV tinha 413 camas. Em sua corte, o prestígio das pessoas era medido pelo peso da cadeira em que lhes era permitido sentar: quanto maior o peso, maior o prestígio. Apenas o rei e a rainha podiam usar cadeiras com braços.

Em um jantar normal, o rei Luís XIV comia 4 pratos de sopa, dois faisões inteiros, 2 pedaços de presunto, 1 salada, carne de cabrito com alho, frutas, doces e 1 ovo cozido. Depois que ele morreu, descobriu-se que seu estômago era 2 vezes maior que um estômago normal.

A banheira que Luis XIV mandou instalar no Palácio de Versalhes, por absolutamente falta de uso, foi convertida em fonte de jardim.

Luís XIV inventou o luxo tal como o conhecemos hoje. Os diamantes e o champanhe, por exemplo, tornaram-se sinônimo de sofisticação e glamour em seu reinado. Os sapatos de salto alto, indispensáveis para as mulheres elegantes, foram ideia dos artesãos palacianos. A gastronomia francesa, com seus chefs, e a alta-costura, com seus estilistas-estrelas, apareceram durante seu reinado, assim como as butiques, as grifes e os salões de cabeleireiros.

Tudo o que o rei usava imediatamente se tornava moda. Foi o que ocorreu com os diamantes. Durante toda a Renascença, a pérola era considerada a mais nobre das jóias. Um dia, um joalheiro mostrou ao monarca um diamante que havia trazido da Índia, e ele se apaixonou pela pedra. Em 1669, gastou o equivalente a 75 milhões de dólares para comprar todos os diamantes disponíveis e os tornou objetos desejados na Europa inteira.

Foi Luís XIV que construiu o Palácio de Versalhes. Trabalharam sempre simultaneamente em Versalhes mais de 30.000  homens, muitos dos quais não eram pagos ou executavam trabalhos forçados. As  condições em que trabalhavam e viviam provocavam epidemias que vitimavam centenas deles. Eram frequentes os acidentes mortais na construção dos  edifícios, e as febres consequentes dos pântanos causavam pesadas baixas. Até o próprio rei Luiz XIV, incomodado pelo número de mortos, proibiu expressamente os seus cortesões de discutirem o assunto.

A corte de Luis era tão grandiosa como o seu  palácio. Consistia em 20.000 pessoas, incluindo 9.000 soldados, que eram  aquartelados na cidade de Versalhes; 1.000 cortesões e 4.000 criados viviam no palácio.

Um comentário:

  1. Muito bom, ja sabia que ele foi considerado um dos reis mais fedidos, mas que alem de fedido era gordo também. um viva as curiosidades da historia, pra quem acha que versalhes era um lugar lindo e rico, na verdade era sujo e cheio de gente fedida e coco no chão...

    ResponderExcluir

Pedagonia. Tecnologia do Blogger.

Estamos no YouTube

Baixe nosso App

Mais Pedagonia